IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Coronavírus: Governo estuda liberar novos saques do FGTS, diz secretário

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 16h51

O governo está finalizando estudo sobre como podem ser os novos saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), medida para tentar aliviar o impacto da pandemia de coronavírus na economia, segundo o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

O ministro Paulo Guedes já tinha afirmado que o governo examinava liberar mais saques.

Na segunda-feira, o Ministério da Economia anunciou que valores não sacados do PIS/Pasep serão transferidos para o FGTS para permitir novos saques. Com esse remanejamento, o governo espera liberar R$ 21,5 bilhões.

"Nós olhamos o FGTS como um elemento importante para contribuir para enfrentar as mazelas trazidas pela Covid-19", afirmou o secretário em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (20).

"Isso (transferência dos fundos) impacta positivamente, caso haja uma migração de ativos e passivos do PIS/Pasep para o FGTS", afirmou. "Isso pode possibilitar novos saques, o desenho está sendo finalizado."

No ano passado, para estimular a economia, o governo já permitiu o saque imediato de até um salário mínimo para cada conta no FGTS, além de inaugurar a modalidade de saque-aniversário.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas