IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toffoli revoga suspensão da Reforma da Previdência em São Paulo

SERGIO LIMA/AFP
Imagem: SERGIO LIMA/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 22h39

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou hoje a liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo que suspendia a reforma da previdência proposta pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em vigor desde o dia 7 deste mês.

A revogação foi um pedido da Alesp (Assembleia Legislativa de SP), que aprovou a reforma no último dia 3. O argumento da casa é que suspendê-la promove "graves prejuízos ao interesse público, especificamente à ordem e à economia públicas".

O desembargador Antonio Carlos Malheiros suspendeu a reforma na semana passada após a deputada Professora Bebel (PT), presidente da Apeoesp (sindicato dos professores de São Paulo), entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A deputada argumentou que a discussão da proposta na Assembleia Legislativa foi apressada e não respeitou o processo legislativo. Agora, o STF derruba essa ADI.

"Para suspender a execução da decisão unipessoal proferida pelo Relator da ADI nº 2044985-25.2020.8.26.0000, em trâmite no Tribunal de Justiça paulista, até seu respectivo trânsito em julgado", escreveu Toffoli em sua decisão.