IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ex-presidente do BC cita falta de investimentos para combater covid-19

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 00h44

O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga citou a falta de investimentos na área da saúde para combater a pandemia de coronavírus, durante entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.

"Nossa avaliação é primeiro, do ponto de vista que o setor já vinha carente de investimentos, já existia antes da crise a carência de leitos. Aí vem a crise e isso se agrava. Nesse momento, no que diz respeito a equipamentos de hospital, e vai faltar gente também. Nossos médicos são heróis, estão se expondo ao vírus direto. Vai faltar equipamento e exige um esforço", disse ele.

Para amenizar o problema, Fraga recorre ao que ele chama de "economia de guerra". "Lembra um pouco economia de guerra e acho que o BNDES pode cumprir um papel importante ajudando a financiar a produção emergencial de camas, aparelhos de oxigênio, e por aí vai. O setor público tem papel importante, sobretudo na ponta, porque aí é que se situa o grande SUS, a atenção básica, que está nas prefeituras", afirmou.

O Ministério da Saúde anunciou hoje nas redes sociais que subiu para 34 o número de mortes por conta do coronavírus no Brasil —um aumento de nove vítimas desde os dados oficiais de ontem.

Todas as mortes aconteceram na região Sudeste: 30 em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro, o que equivale a 1,8% do número total de casos no país. Todos os estados brasileiros contam com casos de coronavírus.

Os dados mais recentes apontam 59 casos do Norte; 308 no Nordeste; 1.135 no Sudeste; 179 no Centro-Oeste; e 210 no Sul. O estado com o maior número de casos é São Paulo, com 745 confirmações.