IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibope: 58% dos brasileiros esperam retomada da economia em 6 meses ou mais

Consumidor empacota suas compras em mercado do Rio de Janeiro - SERGIO MORAES
Consumidor empacota suas compras em mercado do Rio de Janeiro Imagem: SERGIO MORAES

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 15h02

Uma pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pelo Facebook IQ, revelou hoje que 58% dos brasileiros acreditam que a economia só voltará ao normal em seis meses ou mais por conta do coronavírus.

A pesquisa apontou ainda que as pessoas têm sido mais cautelosas nos gastos, com 59% dos entrevistados afirmando que já tiveram algum prejuízo econômico e com 57% deles receosos de perder o emprego.

Por outro lado, com as medidas de isolamento social, 37% dos brasileiros estão pesquisando mais produtos online, enquanto 28% estão comprando mais na internet do que antes da quarentena.

Outro fator importante da pesquisa é que 43% diminuíram ou deixaram de comprar produtos desde o início da crise.

Itens de higiene e subsistência são os produtos mais adquiridos durante a quarentena - sendo que o álcool gel aparece em primeiro lugar, apontado por 29% das pessoas, seguido de produtos de higiene pessoal (26%), limpeza para casa (25%), alimentos frescos (23%) e medicamentos (18%).

Retomada das compras

Assim que o isolamento social acabar, 48% dos entrevistados devem voltar a comprar roupas em menos de três meses e 43% a adquirir tênis, sapatos e sandálias também nesse mesmo intervalo, disse o estudo.

Bens duráveis como automóveis devem ser os mais atingidos, seguidos por smartphones e passagens aéreas, com as pessoas demorando mais para comprar esses itens.