IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Condições de governabilidade' preocupam instituições financeiras, diz BC

Banco Central do Brasil - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Banco Central do Brasil Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Antonio Timóteo

Do UOL, em Brasilia

29/04/2020 11h07

Os bancos e as financeiras estão mais preocupados com às condições de governabilidade do país, informou o BC (Banco Central) no Relatório de Estabilidade Financeira. O documento publicado hoje apontou que a continuidade da agenda de reformas também é uma preocupação.

"No âmbito doméstico, a Pesquisa de Estabilidade Financeira destaca o aumento da citação do risco exclusivamente político, relacionado às condições de governabilidade. Após a aprovação da reforma da Previdência, preocupações permanecem em relação à continuidade da agenda de reformas", afirmou.

A pesquisa foi feita em fevereiro, antes do agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil e da crise política.

Riscos no Legislativo e no Judiciário

O BC também afirmou no relatório que a aprovação de projetos no Congresso Nacional e decisões judiciais são um risco à estabilidade financeira.

"Períodos de tensão como o atual trazem o risco de se buscarem soluções que tentem resolver os problemas de famílias e empresas no curtíssimo prazo, via medidas legislativas ou judiciais, mas que podem gerar danos expressivos ao regular funcionamento dos mercados em momentos posteriores", informou o relatório.

Medidas para isentar o pagamento de dívidas ou que alteram preços e tarifas, informou o BC, aumentam a incerteza jurídica, afetam o mercado de crédito e o processo de recuperação da economia.