IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estudante pede auxílio e descobre na carteira que é "presidente do Brasil"

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

08/05/2020 08h26

A surpresa foi grande. De início o sentimento foi até de honra, mas não durou muito tempo para a indignação chegar. Uma universitária de 31 anos fez o pedido para receber o auxílio emergencial do governo federal, mas a solicitação foi rejeitada. Ao tentar saber o motivo, ela descobriu que na carteira de trabalho dela constava o cargo de "presidente da República".

O benefício da universitária foi negado, porque no documento digital, tinha a informação de que ela estava trabalhando em dois lugares. Só que Adeyula Dias Barbosa Rodrigues, que estuda Gestão em Recursos Humanos, está desempregada desde agosto do ano passado. Ela mora em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, e sobrevive de ajuda da mãe e do companheiro.

"Desde o ano passado eu estou desempregada. Tenho dois filhos e sobrevivo hoje com ajuda do meu marido, que trabalha com o salário reduzido, e também da minha mãe. Eu fui atrás do benefício a que eu tenho direito e descubro esse erro que só está me prejudicando. Eu baixei o aplicativo e vi essa profissão. Sou uma presidente sem função, meu benefício foi negado", contou Adeyula.

print carteira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A universitária usou as redes sociais para relatar o problema. Em um vídeo de pouco mais de dois minutos, ela mostrou em outro celular o cargo e o sistema informando que ela não tem direito ao auxílio.

O erro consta nos dados de quando Adeyula trabalhou numa escola da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Ela ficou no cargo de cuidadora escolar por três meses. Até o momento não consta no documento o desligamento dela da função. "Está lá na carteira que eu ainda trabalho lá. Já não tenho mais essa função desde o ano passado", disse.

Antes de trabalhar para o Estado, Adeyula atuou também na Prefeitura de Vila Velha, no cargo de secretária escolar. Ficou no cargo por dois anos. Ela saiu em março de 2019 e até o momento, também não consta o desligamento dela na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O sistema é um dos usados pelo Dataprev para conceder o auxílio aos brasileiros. A universitária usou as redes sociais para relatar do problema.

"Esse é um erro que está impactando muito a minha vida financeira. Com os órgãos fechados, eu consegui saber poucas informações. Até agora ninguém entrou em contato comigo para tentar me ajudar. Tenho um grupo no WhatsApp com mais de 140 pessoas que estão com o mesmo problema. Até quando nós que precisamos desse benefício vamos ser prejudicados por um erro do sistema?", desabafou.

Sedu e Prefeitura de Vila Velha negam erro no sistema

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo informou que o cadastro não é feito na Carteira de Trabalho, e sim no sistema da própria Sedu, em que o cargo da servidora está como Cuidadora.

"A opção 'Presidente da República' não consta no sistema da secretaria. Mesmo o cadastro não tendo sido feito pela Sedu, a equipe se coloca à disposição da servidora para buscar a retificação junto ao Ministério do Trabalho dessa informação. É preciso que ela faça contato com o setor de Recursos Humanos da secretaria."

Já a Prefeitura de Vila Velha disse que Adeyula atuou como auxiliar de secretaria escolar, na Secretaria Municipal de Educação, entre 30 de março de 2017 e 01 de abril de 2019, quando ocorreu o desligamento por término de contrato, o qual tinha vigência de dois anos. Não havendo pendência quanto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) da ex-servidora.

Também por nota, o órgão informou que a universitária "teve todas as suas informações, inclusive de desligamento, enviadas ao Ministério da Economia, especificamente à Secretaria de Trabalho, em 14 de abril de 2020. Assim, cumprindo o prazo estipulado pela legislação federal (Portaria 6.136/2020) para o encaminhado de tais informações".

A Prefeitura disse ainda que o setor de Recursos Humanos está à disposição de Adeyula para esclarecer qualquer dúvida.