IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procon-SP notifica Caixa sobre medidas para enfrentar filas e aglomerações

Pessoas aguardam a abertura de uma agência Caixa na Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, em São Paulo  - Cleber Souza/UOL
Pessoas aguardam a abertura de uma agência Caixa na Avenida Dona Belmira Marin, no Grajaú, em São Paulo Imagem: Cleber Souza/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 12h13

O Procon-SP notificou a Caixa Econômica Federal solicitando explicações sobre a situação de filas e aglomerações verificadas em agências da instituição em razão do pagamento do auxílio emergencial do governo federal.

O órgão de defesa do consumidor argumenta que beneficiários do programa comparecerem às agências para sacar os R$ 600 ou em busca de informações sobre o assunto, "formando filas e aglomerações, o que contraria as recomendações das autoridades neste momento por aumentar o risco de propagação da covid-19", doença causada pelo novo coronavírus.

O Procon-SP disse que a Caixa deverá informar:

  • se existe um plano de ação para agilizar o atendimento, evitando filas e aglomerações para os beneficiários do programa que comparecem às agências;
  • se há meio alternativo e mais ágil para os beneficiários incluídos nos grupos de risco de contaminação por covid-19 e os que têm problemas para acessar os meios digitais.
  • quais os canais disponibilizados para cadastro, movimentação dos valores e resolução de problemas e que medidas estão sendo adotadas para os relatos de inacessibilidade ou lentidão dos meios digitais disponibilizados.

O órgão também pediu explicações sobre quais os impedimentos para que a gestão do programa seja efetuada em conjunto com outros bancos públicos ou instituições financeiras e seus correspondentes do setor privado ou outros entes do Sistema de Pagamento Brasileiro.

A Caixa tem até hoje para responder aos questionamentos. O UOL entrou em contato com assessoria do banco e aguarda posicionamento.