IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Estudo mostra que 86% dos empresários que buscaram crédito não conseguiram

Estudo mostra que 86% dos empresários que buscaram crédito não conseguiram - Getty Images
Estudo mostra que 86% dos empresários que buscaram crédito não conseguiram Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 13h13

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou o crescimento em 8 pontos percentuais da proporção de empresários que buscaram crédito entre os dias 7 de abril e 5 de maio. Apesar do aumento, o estudo afirma que 86% dos empreendedores que buscaram crédito tiveram o empréstimo negado ou aguardam análise.

De acordo com a pesquisa, desde o início das medidas de isolamento devido ao novo coronavírus, somente 14% dos empresários que solicitaram o crédito tiveram sucesso.

A pesquisa ouviu 10.384 MEIs (Microempreendedores Individuais) e donos de micro e pequenas empresas de todo o país e revelou que 44% dos pequenos negócios interromperam suas operações devido à covid-19 pois dependem do funcionamento presencial.

Outros 32% continuam funcionando através do uso de ferramentais digitais, enquanto 12% segue com o funcionamento apesar de não contarem com a ajuda da tecnologia digital. Somente 11% mantem suas operações sem alterações, entre eles, os segmentos considerados como serviços essenciais.

O estudo também mostrou que os setores da economia criativa, turismo, academias e atividades físicas, artesanato e moda foram os segmentos mais sensíveis e afetados diante da pandemia do novo coronavírus. Já os setores de pet shops e serviços veterinários, agronegócios, oficinas e peças automotivas e serviços empresariais foram os segmentos menos afetados.