IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma tributária é a mais importante para país crescer, diz secretário

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 14h18

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que a reforma tributária é a mais importante e a que deve ser aprovada mais rapidamente para o país voltar a crescer.

"Do ponto de vista de crescimento, o que eu colocaria como prioritário é a reforma tributária. A gente é um sistema tributário que é muito complexo", declarou em participação no UOL Entrevista na tarde de hoje.

Mansueto, que anunciou que está de saída do cargo, afirmou que a cobrança do Imposto de Renda, hoje, é feita sobre o contrato de trabalho e não sobre o ganho efetivo do contribuinte. Além disso, a complexidade do sistema tributário gera insegurança para as empresas.

"A gente tem um sistema tributário que quando uma empresa compra um insumo, ela pode abater ou não o que ela comprou na compra do insumo, e depende se o insumo é ou não utilizado no processo de construção ou vai para o sistema administrativo da empresa. E quem decide se é linha de produção ou foi para o escritório, muitas vezes, é um fiscal da Receita. Então, isso gera muita insegurança", afirmou.