IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prefeitura de SP vai abrir coworkings públicos em Heliópolis e Jardim Edite

1º.nov.2019 - Unidade do Teia, coworking gratuito da prefeitura de São Paulo, em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista - Divulgação/Prefeitura de São Paulo
1º.nov.2019 - Unidade do Teia, coworking gratuito da prefeitura de São Paulo, em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

18/06/2020 18h24Atualizada em 18/06/2020 18h32

A prefeitura de São Paulo anunciou hoje que vai ampliar o número de coworkings públicos para ajudar empreendedores da periferia a estruturar o próprio negócio. Dois novos Teias, como são chamados os espaços de trabalho compartilhados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, executados pela Ade Sampa, devem ser inaugurados em julho em Heliópolis e no Jardim Edite, ambas na zona sul da capital.

"As novas unidades do Teia em Heliópolis e Jardim Edite serão responsáveis por expandir o empreendedorismo na periferia, incentivando negócios já existentes nas regiões e sendo também um espaço de apoio para o surgimento de novas iniciativas de geração de renda para as comunidades locais", explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Até 30 de junho, a Ade Sampa vai selecionar entidades para a gestão do espaço pelo período de 12 meses. Será escolhida uma entidade por região, que receberá R$ 143,4 mil por ano para realizar atividades de qualificação e desenvolvimento de redes locais, além da consolidação e reporte mensal dos registros das atividades realizadas.

As ações no Teia Jardim Edite, a ser instalado no Conjunto Residencial Jardim Edite, serão voltadas para a área de gastronomia, visando apoiar cooperativas já instaladas na região. Já no CEU Heliópolis, a futura unidade terá a sua vocação definida pelos moradores da região, após a pandemia do novo coronavírus, com encontros participativos.

"Pretendemos iniciar as atividades dos novos Teias, mesmo que de forma online, promovendo a qualificação empreendedora dos moradores da região, criando e fortalecendo redes locais para o desenvolvimento dos negócios e ampliação de vendas de produtos e serviços", disse Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa.

Para se inscrever, basta seguir as orientações dos editais disponibilizados no link www.adesampa.com.br/adeeditais/concurso.

Sobre o Teia

O primeiro Teia foi inaugurado na região de Taipas, em maio de 2019. A unidade já recebeu mais de 3.800 empreendedores. Ao longo de 2019 e início de 2020, foram inauguradas mais quatro unidades em diversas regiões da cidade.

Na região central, dentro da Hemeroteca Mário de Andrade, o espaço é voltado para a economia criativa; na zona sul, no Centro de Cidadania da Mulher, para o empreendedorismo feminino, além do foco em agricultura estabelecido em Parelheiros no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia; e na região leste, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, é um ponto de referência para ações de moda e costura.

Nos coworkings, é possível usar gratuitamente mesas de trabalho, computadores, internet e salas de reuniões. A iniciativa tem como objetivo apoiar empreendedores no desenvolvimento e crescimento de seus negócios por meio de atividades, conteúdo, mentoria e conexões, além de fomentar e estimular a criação e o desenvolvimento de comunidades locais de empreendedores.