IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marca norte-americana anuncia boicote publicitário ao Facebook

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/06/2020 16h00

A marca norte-americana The North Face anunciou hoje (19) que fará parte de um movimento que pede o boicote de anúncios no Facebook.

A iniciativa #stophateforprofit foi proposta por grupos de direitos civis que exigem que o Facebook seja "menos complacente" com mensagens de ódios publicadas na rede social. "A campanha é uma resposta à longa história do Facebook de permitir que conteúdo racista, violento e falso seja disseminado em sua plataforma", afirma o movimento.

No início da semana, grupos como NAACP, Free Pass e Sleeping Giants publicaram um anúncio de página inteira no jornal The Los Angeles Times, pedindo que as marcas não anunciassem na empresa de Marck Zuckerberg em julho.

"Hoje, pedimos a todas as empresas que se solidarizem com nossos valores americanos, como liberdade, igualdade e justiça, e não anunciem nos serviços do Facebook em julho", diz o texto.

Segundo o Sleeping Giants, a The North Face é a primeira grande marca a se manifestar:

A The Norte Face, entretanto, não vai esperar o mês de julho para interromper sua publicidade paga no Facebook. Segundo o AdAge, a marca já deixará de anunciar na rede a partir de hoje (19) e só retornará quando "políticas mais rígidas sejam adotadas para impedir que conteúdo racista, violento ou de ódio e desinformação circulem na plataforma".

Rede social baniu anúncios de Donald Trump

O Facebook anunciou hoje ter excluído mais de 80 anúncios da campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por violação às regras contra o ódio organizado.

Segundo a empresa, os posts, que faziam ataques ao movimento Antifa (antifascista) e a grupos de extrema-esquerda, levavam um símbolo (um triângulo vermelho invertido) usado pelos nazistas para identificar prisioneiros políticos.