IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empréstimos devem crescer 7,6% em 2020, puxados por empresas, diz BC

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central - Divulgação/Banco Central
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central Imagem: Divulgação/Banco Central

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

25/06/2020 08h57

O BC (Banco Central) projetou um crescimento maior do total de empréstimos de 2020. A estimava passou de 4,8% para 7,6%. Essa alta será puxada pelo aumento no número de pedidos e aprovações de linha de crédito para empresa.

A projeção foi atualizada de alta de 0,6% para 10% em 2020. "De forma geral, essa revisão incorpora os efeitos do aumento acentuado na demanda das empresas por crédito, refletindo o comportamento precaucional ante o aumento das adversidades impostas pela pandemia da covid-19 e a necessidade de caixa da grande maioria das empresas decorrente da queda nas vendas", informou o BC, no Relatório Trimestral de Inflação publicado hoje.

Os empréstimos para as famílias também registrarão crescimento, mas em ritmo menor. Segundo o relatório, o crédito para pessoas físicas terá alta de 5,8%. A previsão anterior era de aumento de 7,8%.

"Os empréstimos para pessoas físicas financiados com recursos livres devem apresentar desaceleração, influenciados em parte pela postergação de gastos não essenciais, neste contexto de crise, e pelo adiamento de decisões de consumo", informou o BC.