IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

SP prorroga isenção em contas de água de famílias de baixa renda até agosto

Medida era válida inicialmente para os meses de abril, maio, junho e junho - Istock
Medida era válida inicialmente para os meses de abril, maio, junho e junho Imagem: Istock

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 13h19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje a prorrogação da isenção nas tarifas de água e esgoto de famílias de baixa renda até o dia 15 de agosto. A iniciativa havia sido anunciada no final de março pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e valia inicialmente para os meses de abril, maio, junho e julho.

O benefício é válido para clientes das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. Segundo projeções da própria empresa no final de março, a chamada Tarifa Social Residencial beneficiaria cerca de 2,5 milhões de pessoas.

"Por orientação do governo do estado de São Paulo, e dentro dos critérios legais, a Sabesp prorroga até 15 de agosto a isenção da conta de água das famílias de baixa renda. A Sabesp prorrogou a isenção do pagamento das contas de mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado de São Paulo, que tem o benefício da chamada Tarifa Social da Sabesp", informou Doria.

"A medida, como todos sabem, está vigente desde abril deste ano. De lá para cá, também foram suspensos, por negociação conduzida pelo governo de São Paulo, do fornecimento de gás e energia elétrica também para a população em situação de pobreza e extrema pobreza. Agora, no caso específico, do fornecimento de água até 15 de agosto deste ano", completou.

De acordo com a Sabesp, a Tarifa Social Residencial é destinada a residências unifamiliares, habitações coletivas ou em remoções em áreas de risco que atendam aos critérios definidos pelo comunicado tarifário.