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Governo adia reabertura de agências do INSS para 3 de agosto

Previsão era retomar atendimento presencial em 13 de julho - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Previsão era retomar atendimento presencial em 13 de julho Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/07/2020 08h57

O governo adiou para 3 de agosto o retorno do atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida foi publicada hoje em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

Os atendimentos presenciais nas agências do INSS estão suspensos desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.

Com isso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos (site ou aplicativo Meu INSS e central telefônica 135) fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

O adiamento do retorno das atividades presenciais foi definido após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista (13 de julho), informou o INSS.

Agências terão horário reduzido na reabertura

A partir da retomada do atendimento presencial, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. Para ser atendido, o beneficiário terá de fazer agendamento prévio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

A reabertura gradual e segura vai considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS vai disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.