IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa libera mais um saque do auxílio de R$ 600; veja quem tem direito

André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Imagem: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 04h00Atualizada em 10/07/2020 12h31

A Caixa libera nesta sexta-feira (10) o saque da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para mais um grupo de beneficiários. Poderão retirar o dinheiro agora os nascidos em maio do 3º lote de aprovados que não estão inscritos no Bolsa Família.

O pagamento do auxílio emergencial segue dois calendários diferentes. Primeiro, os depósitos são feitos em poupança digital, e o dinheiro só pode ser usado para pagamento de boletos e compras online, por exemplo (não pode ser sacado diretamente). Para esse lote de beneficiários, os depósitos ocorreram nos dias 16 ou 17 de junho. Em um segundo calendário, o dinheiro é liberado para saque e transferência de acordo com o mês de aniversário.

A regra não vale para quem é do Bolsa Família e tem direito ao auxílio. Essas pessoas não acumulam os dois pagamentos (recebem apenas o que for mais vantajoso) e o saque é autorizado conforme o calendário do Bolsa Família, que leva em conta o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).

Quem pode retirar e transferir o dinheiro a partir de hoje são os nascidos em maio. Amanhã (11), será a vez dos aniversariantes de junho.

Para os nascidos entre agosto e dezembro, o calendário de saque foi antecipado em até 4 dias, e seguirá até o 14 de julho. Veja as novas datas:

O governo ainda não divulgou quando as demais parcelas serão pagas para esse grupo. Ao todo, são 4,9 milhões de beneficiários neste lote. Só os nascidos em maio representam 400 mil trabalhadores com direito ao auxílio.

Como sacar

A Caixa orienta que o beneficiário cheque antes no aplicativo Caixa Tem, para ver se o dinheiro não foi transferido automaticamente para uma conta pessoal. Se isso acontecer, o saque deve ser feito normalmente no banco para o qual o dinheiro foi enviado.

Quem continua com o dinheiro na poupança digital após a data de liberação pode fazer o saque em caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes do Caixa Aqui. Para isso, é necessário abrir o app Caixa Tem e gerar um código automático que vale por uma hora (veja aqui o passo a passo).

Outra opção para quem continuar com o dinheiro na poupança digital é ir a uma agência da Caixa com documento de identificação.

Para os inscritos no Bolsa Família, o saque pode ser feito com o cartão do Programa Bolsa Família, com o Cartão Cidadão ou por crédito em conta da Caixa.