IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diageo lança garrafa em papel, 100% livre de plástico

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/07/2020 14h16

A Diageo, dona das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Ypióca e Tanqueray, apresentou o que promete ser "a primeira garrafa de destilados do mundo 100% livre de plástico". A embalagem, feita de papel, chegará ao mercado no início de 2021.

A garrafa é feita com celulose de origem sustentável e será totalmente reciclável. No início, ela será vendida com o uísque Johnnie Walker, mas a embalagem foi projetada para também receber outros líquidos.

A companhia também anunciou uma parceria com a Pilot Lite para lançar a empresa Pulpex Limited, focada em tecnologia de embalagens sustentáveis e responsável por desenvolver a garrafa à base de papel. A Pulpex Limited também faz parte de um consórcio com outras multinacionais, como Unilever e Pepsico, e a garrafa deve chegar a outros produtos.

Cerveja no papel

No ano passado, a cervejaria dinamarquesa Carlsberg anunciou dois protótipos de sua garrafa de papel para cerveja. A "Green Fiber Bottle" será produzida a partir de fibras de madeira de origem sustentável, 100% reciclável. As garrafas são feitas de fibra de madeira, com uma barreira interna para evitar infiltrações.

O lançamento das embalagens de papel para cerveja é parte do investimento da empresa em sustentabilidade. O objetivo é acabar com as emissões de carbono em suas cervejarias até 2030.