IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa diz que bloqueou 'centenas de milhares' de contas de auxílio e FGTS

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 15h32

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse hoje que "centenas de milhares" de poupanças digitais no aplicativo Caixa Tem foram suspensas por suspeita de fraude. As poupanças são usadas pelo banco para depositar o auxílio de R$ 600 e o FGTS emergencial. Quem teve a conta bloqueada, portanto, não consegue acessar esse dinheiro.

Guimarães afirmou que os prejudicados terão que comparecer a uma agência da Caixa e apresentar documento de identificação para provarem que realmente são os titulares da poupança digital. O desbloqueio aconteceria em poucos minutos.

Conforme mostrado ontem pelo UOL, trabalhadores que fizeram uma atualização do aplicativo Caixa Tem, que permite o acesso às poupanças, relataram ter recebido o aviso para procurar uma agência da Caixa.

Em entrevista ao site InfoMoney, Guimarães declarou que hackers usaram os aplicativos do banco para tentar receber indevidamente o auxílio emergencial em nome de outras pessoas, sobretudo no começo de maio.

Centenas de milhares de contas foram suspensas. Nós temos as provas, a grande maioria foi usada por hackers. Mas algumas pessoas são honestas e foram penalizadas porque nós, para salvar e defender o dinheiro público, fizemos uma medida um pouco mais forte.
Pedro Guimarães, presidente da Caixa

O presidente da Caixa afirmou que a principal origem do problema foi a possibilidade de usar um celular para fazer mais de um cadastro. "Muitas pessoas não tinham celular, então permitimos que um celular abrisse mais de uma conta. Aí é o cerne da fraude."

Segundo Guimarães, as investigações sobre a fraude estão a cargo da Polícia Federal, e os hackers serão responsabilizados.

Caixa Tem é alvo de reclamações há semanas

A Caixa tem feito pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600, do FGTS emergencial e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda) em poupanças sociais digitais. Essas contas precisam ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem.

No entanto, usuários reclamam de problemas para acessar o aplicativo e conseguir movimentar o dinheiro há semanas.

As poupanças digitais deveriam ser abertas automaticamente. Porém, no caso do FGTS, o banco não abriu conta para algumas pessoas alegando divergências nos cadastros.