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'Faltou planejamento', diz federação de bancários da Caixa sobre filas

Usuários formaram filas para desbloquear o aplicativo Caixa TEM - Divulgação
Usuários formaram filas para desbloquear o aplicativo Caixa TEM Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 13h07

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) responsabilizou hoje o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, pelas filas formadas no banco nos últimos dias por pessoas que queriam desbloquear as contas digitais.

"Mais uma vez, o presidente da Caixa [Pedro Guimarães] demonstra que não está preocupado com a vida nem da população nem dos bancários", afirmou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto.

Na terça-feira (21), o banco bloqueou cerca de 3,1 milhões de contas — acessadas por meio do aplicativo Caixa TEM — por suspeitas de fraudes no recebimento do benefício ou inconsistências de documentação.

"De forma atabalhoada, manda milhares de pessoas se dirigirem às agências, sem nenhum planejamento, demonstrando novamente falta de capacidade administrativa e expondo tantas pessoas a transtornos como este e à contaminação pelo coronavírus", acrescentou.

De acordo com a direção da Caixa, 51% dos bloqueios foram motivados por suspeita de fraude no benefício. Nesses casos, o beneficiário deverá ir a uma agência do banco, com documento de identidade, para solicitar o desbloqueio.

Para evitar filas, a Caixa montou um calendário de atendimento.

  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março -- desbloqueio até 24 de julho
  • Nascidos em abril e maio -- desbloqueio de 27 a 31 de julho
  • Nascidos em junho e julho -- desbloqueio de 3 a 7 de agosto
  • Nascidos em agosto, setembro e outubro -- desbloqueio de 10 a 14 de agosto
  • Nascidos em novembro e dezembro -- desbloqueio de 17 a 21 agosto
Os outros 49% dos bloqueios dizem respeito a inconsistências de documentação e podem ser resolvidos pelo aplicativo.