IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo amplia prazo para saque do Bolsa Família durante pandemia

Governo ampliou o prazo para saque dos benefícios do Bolsa Família em razão da pandemia do coronavírus - Jefferson Rudy/Fotos Públicas
Governo ampliou o prazo para saque dos benefícios do Bolsa Família em razão da pandemia do coronavírus Imagem: Jefferson Rudy/Fotos Públicas

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 10h04

O governo federal ampliou o prazo para saque dos benefícios do Bolsa Família em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo decreto de 2004 que regulamenta a lei que criou o programa, os valores não sacados no prazo de noventa dias podem ser restituídos ao Bolsa Família.

Segundo a portaria, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a prorrogação incidirá em todas as parcelas do benefício pagas que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e o calendário operacional do programa.

De acordo com o texto, assinado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a medida foi tomada considerando que as famílias beneficiárias do programa podem se aglomerar para realizar o saque do dinheiro.

Caixa faz hoje 5 pagamentos diferentes da ajuda de R$ 600

A Caixa realiza hoje cinco pagamentos diferentes do auxílio emergencial de R$ 600. Aniversariantes de fevereiro recebem via poupança digital a 4ª, a 3ª, a 2ª ou a 1ª parcela, conforme a data em que tiveram o cadastro aprovado. Além disso, a partir de hoje fica liberado o saque da 4ª parcela a inscritos no Bolsa Família que têm o NIS (Número de Identificação Social) terminado em 5.

Apenas quem é do Bolsa Família pode sacar o dinheiro. Os demais beneficiários do auxílio emergencial, por enquanto, só podem movimentar a poupança pelo aplicativo Caixa Tem (Android e iOS), que permite pagamento de contas e boletos e compras por meio de cartão virtual.