IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sem mostrar cálculo, Guedes diz que reforma vai derrubar preço de geladeira

"Vai ter fogão caindo 10% de preço, geladeira caindo de preço também", afirmou ministro - Jorge William/Agência O Globo
"Vai ter fogão caindo 10% de preço, geladeira caindo de preço também", afirmou ministro Imagem: Jorge William/Agência O Globo

Antonio Temóteo e Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

05/08/2020 15h50

Os preços de eletrodomésticos, como geladeira e fogão, podem cair com a reforma tributária, declarou hoje o ministro da Economia Paulo Guedes, sem apresentar os cálculos.

Segundo ele, isso deve ocorrer com a mudança no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que o governo quer propor. As afirmações foram feitas durante audiência pública da comissão da reforma tributária no Congresso.

"Muitos preços vão até cair, quando nós abordamos a reforma como um todo. Os senhores vão ver que [a reforma] envolve queda de IPI, sim. Para melhorar o poder aquisitivo das classes mais baixas. Então vai ter fogão caindo 10% de preço, geladeira caindo de preço também. Quer dizer, vamos derrubar alguns impostos importantes", disse Guedes.

Reforma fatiada

Os parlamentares que participam da audiência pública pediram que o governo envie toda a proposta de reforma tributária ao Congresso. O Ministério defende enviar a reforma em quatro partes.

A primeira, que já chegou ao Congresso, unifica o PIS e a Cofins e cria a CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços), com alíquota de 12%. A medida não reduz a carga tributária, só simplifica o pagamento da contribuição.

A segunda parte deve prever a simplificação do IPI. A terceira deve mudar o IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica) e criará a tributação de dividendos. E a quarta deve acabar com a contribuição patronal de 20% sobre a folha de salários e criará a "nova CPMF".