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Facebook doará R$ 14 mi para empresas brasileiras; veja como participar

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Sao Paulo

10/08/2020 04h00Atualizada em 19/08/2020 18h47

Em março, o Facebook anunciou que faria uma doação de US$ 100 milhões (ou R$ 535 milhões, na cotação atual) a cerca de 30 mil pequenas e médias empresas, de mais de 30 países, para ajudar a diminuir os impactos causados pela covid-19.

Hoje, a plataforma anunciou que, do total, R$ 14 milhões serão destinados a empresas brasileiras. Cerca de 1.200 companhias, de São Paulo e Brasília, serão selecionadas para participar do programa. Cada uma deverá receber por volta de R$ 11 mil, entre dinheiro vivo e créditos para publicidade nas plataformas da companhia (Facebook, Instagram e WhatsApp).

Para participar, os empresários deverão se cadastrar no site do programa.

Para se qualificarem para as doações, as empresas devem atender a alguns critérios, como estar no mercado há pelo menos um ano, empregar entre 2 e 50 pessoas e ter endereço nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília, cidades que o Facebook possui escritórios.

Segundo Conrado Leister, diretor geral do Facebook no Brasil, as empresas não precisarão ter um relacionamento prévio com a empresa para serem contempladas.

"Os critérios para escolha não são correlacionados ao Facebook. Por isso mesmo, um parceiro externo fará toda a gestão do programa. Nosso objetivo é tentar diminuir o impacto da pandemia nos negócios das pequenas e médias empresas, seja ajudando a pagar o ponto de aluguel ou dando fôlego ao fluxo de caixa, por exemplo", diz o executivo.

As inscrições iriam até o dia 16, mas a empresa anunciou que o prazo será prorrogado até 31 de agosto. Segundo a companhia, todas as empresas deverão receber seus valores até setembro deste ano.