IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

INSS: agências do RJ iniciam esquema drive thru para entrega de documentos

Agência do INSS Getúlio Vargas, no Rio - Marina Lang/UOL
Agência do INSS Getúlio Vargas, no Rio Imagem: Marina Lang/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/08/2020 09h24

A partir de hoje, 52 agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Rio de Janeiro passam a realizar o serviço de drive thru para a entrega de documentos.

Com isso, os segurados podem depositar os documentos em urnas colocadas na porta das agências da Previdência do estado. O serviço, chamado de Exigência Expressa, foi regulamentado em portaria publicada no dia 10 de agosto e permite que os segurados entreguem a documentação que falta para concluir a análise de seus requerimentos.

A medida foi adotada para facilitar a entrega por parte dos beneficiários que não conseguiram efetuar o procedimento por meio remoto ou pelos canais digitais. Devido ao coronavírus, o atendimento presencial nas agências está suspenso até o dia 21 de agosto. O retorno gradual será retomado a partir de 24 de agosto, apenas com horários marcados.

Do total de agências que implementaram o serviço no estado do Rio, seis estão na capital: Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã, CIAD (Avenida Presidente Vargas 1997), Engenheiro Trindade e Avenida Brasil.

O atendimento por drive thru começou a ser implantado em julho em São Paulo e já acontece em cidades do sul e do nordeste do país.

Vale lembrar que este serviço não vale para envio de documentos referentes a pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Como funciona a Exigência Expressa

  • Para assegurar a entrega dos documentos é preciso fazer uma solicitação prévia por meio do telefone 135 ou Meu INSS, para que o segurado expresse seu interesse em utilizar esse meio alternativo de entrega de documentos. Para isso, tenha em mãos o número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.
  • Ao formalizar o interesse na Exigência Expressa, o usuário será orientado a preencher e assinar o formulário de "Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações" e depositá-lo em um envelope lacrado juntamente com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos solicitados na exigência. O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
  • As urnas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou das 8h às 14h, dependendo da localidade.
  • Os documentos depositados serão recolhidos e escaneados pelos funcionários do INSS para dar andamento aos pedidos. Os segurados podem acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.