IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Contestou o auxílio ou se inscreveu nos Correios? Veja quando vai receber

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 10h55

O Ministério da Cidadania publicou nesta quarta-feira (26) o cronograma de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para quem se cadastrou no programa com ajuda de funcionários dos Correios entre 8 de junho e 2 de julho, e também para quem foi aprovado depois de contestar o cadastro entre 3 de julho e 16 de agosto.

A portaria ainda explica como será o pagamento para quem já havia recebido a 1ª parcela em meses anteriores, mas teve o pagamento reavaliado em agosto por causa de atualizações de dados governamentais.

Algumas pessoas receberão duas ou mais parcelas de uma vez.Veja a seguir como ficou o cronograma para cada situação.

Novos aprovados (contestação ou Correios)

O cronograma de pagamentos descrito a seguir vale para quem:

  • se cadastrou no programa com ajuda de funcionários dos Correios entre 8 de junho e 2 de julho
  • foi aprovado depois de contestar o cadastro entre 3 de julho e 16 de agosto

Esse grupo receberá a 1ª parcela dentro do Ciclo 2 de pagamentos do auxílio emergencial.

A cada ciclo de pagamento há dois calendários, sempre de acordo com o mês de nascimento. Na primeira etapa, o dinheiro é depositado em poupança digital na Caixa, aberta automaticamente, que só pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Nesta fase, o dinheiro pode ser usado apenas para pagar boletos, fazer compras online ou pagamentos com cartão virtual.

No segundo cronograma o dinheiro é liberado para saques e transferências. Se você cadastrou uma conta pessoal, o saldo pode ser transferido automaticamente.

O pagamento da 2ª e 3ª parcelas será dentro do Ciclo 3. As regras são as mesas: primeiro uma data para depósito e poupança digital no app Caixa Tem, depois outra para saques e transferências:

Por fim, os novos aprovados receberão a 4ª e 5ª parcela dentro do Ciclo 4. Por enquanto, o governo não confirmou mais parcelas do auxílio emergencial, embora estude estender o programa.

Nenhum dos ciclos de pagamentos vale para quem está inscrito no Bolsa Família. Essas pessoas recebem dentro do cronograma do programa, que paga nos últimas dias úteis de cada mês, conforme o digito final do NIS.

Cadastros desbloqueados após reavaliação em agosto

Quem já havia recebido a 1ª parcela em meses anteriores mas teve o pagamento reavaliado em agosto volta a receber a partir do Ciclo 2, que começa em 28 de agosto para nascidos em janeiro.

Segundo a portaria do Ministério da Cidadania, essas pessoas receberão no Ciclo 2 o crédito correspondente a todas as parcelas pendentes.

Depois do Ciclo 2, quem ainda não tiver recebido cinco parcelas receberá normalmente dentro dos Ciclos 3 e 4, até completar o máximo de pagamentos autorizados por lei.