Topo

Senado aprova que dinheiro da União à pandemia seja gasto até o fim de 2021

O projeto, aprovado hoje no Senado, agora segue para análise da Câmara dos Deputados -
O projeto, aprovado hoje no Senado, agora segue para análise da Câmara dos Deputados

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

09/09/2020 17h49

O plenário do Senado aprovou hoje texto que permite aos estados e municípios gastarem recursos transferidos pela União voltados ao combate da pandemia da covid-19 até 31 de dezembro de 2021.

O prazo vale para as transferências cujas vigências seriam encerradas entre a data de publicação da lei, se o projeto for aprovado conforme acordaram os senadores, e 30 de dezembro do ano que vem. Essas transferências costumam ser feitas por abertura de crédito extraordinário.

Pela proposta, a União não poderá solicitar a devolução do dinheiro durante o prazo. A exceção é nos casos em que houver indícios de mal uso do dinheiro.

O objetivo é que os entes federados tenham mais tempo para gastar os recursos recebidos, em especial porque os efeitos da pandemia deverão ser sentidos ainda no ano que vem.

A autora do projeto original, senadora Simone Tebet (MDB-MS), havia proposto que a prorrogação valesse somente para recursos à saúde e assistência social, mas o escopo foi ampliado pelo relator do texto na Casa, senador Otto Alencar (PSD-BA), após sugestões de colegas.

"Busco, com isso, tornar a presente proposição ainda mais efetiva, com resultados benéficos para as políticas públicas desenvolvidas de forma integrada entre os três níveis de governo neste momento difícil que estamos atravessando", justificou Alencar.

Segundo Simone Tebet, com a medida, será possível usar os recursos para comprar vacinas, se disponíveis, ou continuar com programas de distribuição de alimentos e de proteção social para os mais carentes em 2021, por exemplo. Ela estima que a prorrogação preservará a execução de R$ 28 bilhões e R$ 61 milhões nas áreas da saúde e da assistência social, respectivamente.

Órgãos e entidades da União terão até 120 dias atualizar o prazo nos sistemas de operacionalização das transferências. O texto não exclui a necessidade de que se apresente prestação de contas.

O projeto agora segue para análise da Câmara dos Deputados.