IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro oficializa saída de Rubem Novaes e nomeia André Brandão no BB

André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil - Bruno Santos/ Folhapress
André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo*

22/09/2020 12h54

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou hoje a saída do economista Rubem Novaes da presidência do Banco do Brasil. A exoneração de Novaes foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) junto com a nomeação de André Brandão, ex-presidente do HSBC e que agora ficará no comando do banco estatal.

Novaes pediu demissão ainda em julho. Ele era uma indicação do ministro da Economia Paulo Guedes e foi nomeado no início do ano passado. A princípio, o economista atribuiu sua saída a uma necessidade de renovação do banco estatal "para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário".

No mês passado, porém, Novaes explicou melhor seu pedido de demissão em entrevista à CNN Brasil e deu uma versão diferente. Sem citar eventos e pessoas em específico, o agora ex-presidente do Banco do Brasil disse que estava deixando o cargo por "não se adaptar à cultura de privilégios, compadrio e corrupção de Brasília".

Já Brandão estava no HSBC há quase duas décadas e atuava atualmente como chefe do banco para as Américas. Ele foi presidente da instituição de 2012 a 2015.

O novo presidente do Banco do Brasil se reuniu na manhã de hoje com Guedes no Palácio do Planalto e foi realizada uma "posse simbólica".

*Com informações do Estadão Conteúdo