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Grupo Boticário extingue termo "Black Friday" em luta contra racismo

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 10h39

O Grupo Boticário não usará mais a expressão "Black Friday", nome que se dá a um dos períodos mais importantes para as vendas do varejo em todo o mundo. Para a empresa, a data de vendas promocionais, que este ano acontece em 27 de novembro, passará a ser chamado de "Beauty Week".

O anúncio foi feito por Artur Grynbaum, CEO da empresa, em uma publicação no LinkedIn. Segundo o executivo, há anos a companhia discute sobre a origem do termo. Grynbaum diz que não existem "dados científicos que comprovem que ele [o termo] realmente não se relaciona à questão da escravatura".

Desta forma, o executivo anunciou que "respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo", a empresa decidiu "parar de refletir e começar a agir", extinguindo a expressão de suas comunicações.

Segundo ele, há riscos para o negócio, mas a empresa precisa provocar discussões construtivas na sociedade.

"Precisamos de algo maior e essa transformação deve começar por nós. Esse movimento emergiu nas equipes do Grupo Boticário, a discussão ganhou força e esse é o resultado. Naturalmente há riscos de perdas para o negócio, há pouco tempo para adaptarmos a estratégia e estamos comprometidos em seguir atendendo as necessidades dos nossos consumidores da melhor forma, mas decidimos assumir: melhor que esperar a perfeição, é construir juntos aquilo em que acreditamos" afirmou.

O executivo ainda fez um convite a outras lideranças empresariais a realizarem o mesmo.

"Afinal, não estamos falando "só" de uma mudança no termo: está em pauta aqui o caminho para alcançarmos o sucesso responsável e dar mais uma contribuição para uma nova perspectiva de raça na sociedade, com senso de urgência e coragem", disse.