IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gustavo Schmidt, VP da Volkswagen: É o consumidor que manda na publicidade

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2020 04h01

Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen no Brasil, é o entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado nesta semana.

O executivo fala sobre a recuperação do mercado automotivo no mundo pós-pandemia, a mudança na maneira de se fazer propaganda e comenta os motivos de sucesso do Gol, um dos carros mais populares do país.

"A Volkswagen tem o privilégio de ter algumas marcas dentro da própria marca. O Gol é uma delas. Ele foi líder de mercado durante 27 anos. O principal motivo sempre foi o custo benefício, sempre foi uma compra muito racional. Além disso, ele fez sucesso porque foi feito no Brasil e para os brasileiros", declara (no arquivo acima, este trecho está a partir de 8:01).

Gustavo também fala sobre o novo momento da propaganda. "É o consumidor que determina o que quer, ele que manda na publicidade. Se você entrega um conteúdo bom, a pessoa vai consumir. A gente tem que entender a sociedade. Temos encontrado novas verdades", afirma (a partir de 13:28).

"A maneira de fazer publicidade mudou. No lançamento do [modelo] Polo, em 2018, fizemos uma webserie (e não só comerciais). Foram 8 episódios, com uma história, uma produção especial. Naquele ano, tivemos 38 milhões de views. É uma nova maneira de comunicar" (a partir de 16:40).