IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

aposentadoria

Vai se aposentar pelo INSS? Saiba como dar entrada no pedido

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

18/10/2020 04h00

Quem atingiu os requisitos para se aposentar e decidiu que é hora de solicitar o benefício deve fazer o pedido ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como cada contribuição e período trabalhado podem fazer diferença na aposentadoria, o advogado previdenciário João Badari afirma que, antes de enviar o pedido ao INSS, o trabalhador deve verificar seu Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) no site ou aplicativo Meu INSS para saber, por exemplo, se todos os empregos e contribuições estão nesse documento, e se os salários e recolhimentos estão com os valores corretos.

Para Badari, uma forma de conferir é comparar as informações da carteira de trabalho ou dos carnês de contribuição com o Cnis. Assim, o segurado consegue saber se há algum período que o INSS não está considerando ou se há informações erradas no sistema e se será necessário apresentar documentos extras ao fazer o pedido.

Badari diz ainda que os segurados que trabalharam em atividades prejudiciais à saúde ou que têm direito à aposentadoria rural, por exemplo, devem ficar atentos, pois precisam comprovar esses períodos.

Como pedir a aposentadoria pelo Meu INSS

- Entre no site Meu INSS ou aplicativo (disponível para iOS ou Android). Se já tiver cadastro, clique em "Entrar". Caso contrário, escolha "Cadastrar senha" e siga as instruções

Meu INSS 1 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS


- Digite seu CPF e clique em "Avançar".

Meu INSS 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

- Digite sua senha e vá em "Entrar"

Meu INSS 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

- Na página inicial, escolha "Pedir aposentadoria"

Meu INSS 4 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Na tela seguinte será preciso escolher qual aposentadoria você pedirá, se é por tempo de contribuição, por idade, rural ou da pessoa com deficiência. Badari afirma que, se o trabalhador pedir a aposentadoria de um tipo, mas outra for mais vantajosa, ele terá direito ao benefício maior.

Meu INSS 5 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- O INSS dirá que você precisa atualizar seus dados cadastrais. Clique em "Atualizar", veja seu cadastro e quando acabar a revisão dos dados clique em "Avançar".

Meu INSS 6 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Selecione novamente o tipo de aposentadoria que quer pedir. Neste exemplo, vamos usar a aposentadoria por tempo de contribuição. Clique na opção e pressione "Selecionar"

Meu INSS 7 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- O INSS pedirá novamente que você atualize seus dados. Depois, informará que se você quiser apenas saber seu tempo de contribuição é possível fazer uma simulação. Vá em "Avançar"

Meu INSS 8 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- O INSS dirá que é possível pedir a aposentadoria sem sair de casa. Clique em "Avançar".

MEU INSS 9 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Agora, o INSS fará uma série de perguntas, como: você possui tempo especial (para quem trabalhou em atividades prejudiciais à saúde), você possui tempo rural, você possui tempo trabalhado em outro país, você trabalhou como professor, você trabalhou como militar e/ou servidor público, se autoriza alterar a data de entrada do requerimento para a data em que você adquiriu condições necessárias para se aposentar, caso ainda não tenha atingido os requisitos, e se recebe pensão por morte. Escolha entre "sim" e "não" para cada pergunta.

Meu INSS 10 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Em seguida, aparecerão seus dados pessoais. Confira as informações e responda se aceita acompanhar o processo pelo Meu INSS, Central 135 ou email e diga novamente se recebe pensão por morte.

Meu INSS 11 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Nesta mesma página, você pode anexar documentos que comprovem o direito à aposentadoria. Isso vale, principalmente, para algum período que não esteja no Cnis ou que esteja com informações erradas. Vale também anexar documentos pessoais. Para incluir esses documentos, clique no sinal de "+" e siga as instruções. Depois, vá em "Avançar"

Meu INSS 12 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- O INSS mostrará a lista de empresas em que trabalhou e/ou contribuições que você fez. Se as informações estiverem erradas, você pode corrigir clicando na imagem do lápis. Se você não trabalhou ou contribuiu no período indicado, pode excluí-lo na imagem da lixeira. Se precisar adicionar um emprego, clique no sinal de "+" em "Adicionar vínculo" e informe a data de início e fim do seu trabalho. Ao terminar, clique em "Avançar".

Meu INSS 13 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Aparecerá uma mensagem em que você declara que as informações prestadas são verdadeiras. Pressione "Confirmar".

Meu INSS 14 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Será necessário buscar uma agência. Isso pode ser feito por CEP, por município ou usando sua localização. Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em "Avançar". A recomendação é escolher uma agência próxima de sua casa. Essa agência é a que vai manter o seu benefício.

Meu INSS 16 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.

Meu INSS 17 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

- Leia o resumo do seu pedido. Se estiver tudo correto, clique em "Declaro que li e concordo com as informações acima" e, depois, vá em "Avançar". Será gerado um comprovante. Guarde esse protocolo.

Meu INSS 15 - Reprodução/Meu INSS - Reprodução/Meu INSS
Imagem: Reprodução/Meu INSS

Pedido pode ser feito pelo telefone

Segundo o INSS, além do site e aplicativo Meu INSS, os segurados também podem pedir a aposentadoria pelo telefone 135. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

aposentadoria