IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

400 mil vagas temporárias serão geradas no último trimestre, diz associação

Em setembro, novas vagas temporárias já tiveram aumento de 42% em relação a 2019  - Arte/UOL
Em setembro, novas vagas temporárias já tiveram aumento de 42% em relação a 2019 Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 13h19

A Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) prevê que o final do ano será marcado pela grande abertura de vagas temporárias de trabalho, mesmo em meio à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Como de costume, o Natal será o grande responsável pelas novas vagas.

Segundo a associação, a previsão é de que sejam criadas mais de 400 mil vagas temporárias no último trimestre de 2020. A Asserttem vê nas vagas a serem cridas uma oportunidade para quem está sem trabalho.

"Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento a essas oportunidades que vão surgir", afirmou o presidente da associação, Marcos de Abreu, indicando o próprio site da Asserttem para quem se interessar pelas vagas.

No site, Abreu diz que os interessados podem acessar uma lista de agência associadas e registradas no Ministério da Economia, dividas por estado.

"Neste período de pandemia, estimamos que 20% dos trabalhadores temporários serão efetivados. É um número bastante expressivo", acrescentou o presidente da Asserttem.

Em setembro, a abertura de vagas temporárias no país já teve um aumento considerável em relação ao ano passado. Segundo dados da associação, foram criadas 186.940 vagas, contra 131.761 no mesmo período de 2019, o que representa um acréscimo de 42%.

Já para o atual mês de outubro, a previsão da Asserttem é que de que o setor da indústria gere a maior parte das novas vagas temporárias, com foco nos segmentos de alimentos, agronegócio, metalurgia, mineração, automobilístico, farmacêutico e embalagens.