IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes agradece Senado por aprovação de autonomia do BC: 'despolitização'

O ministro da Economia espera a aprovação da proposta também na Câmara - ADRIANO MACHADO
O ministro da Economia espera a aprovação da proposta também na Câmara Imagem: ADRIANO MACHADO

Do UOL, em São Paulo*

04/11/2020 19h20

O ministro da Economia Paulo Guedes agradeceu hoje o Senado pela aprovação do projeto de lei que prevê a autonomia do BC (Banco Central) em relação ao Executivo. Guedes falou em "despolitização" na proposta, que agora segue para aprovação da Câmara dos Deputados.

"O Brasil dá um salto enorme do ponto de vista institucional", disse Guedes durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, como comemoração pelas mais de 100 milhões de poupanças digitais abertas pela Caixa Econômica Federal nos últimos meses.

Guedes também mostrou otimismo com a aprovação do projeto pelos deputados federais. A proposta estabelece mandatos de quatro anos para os diretores da instituição e tem como objetivo minimizar o efeito de eventuais pressões políticas na direção do BC.

"Contamos com apoio da Câmara, que deve aprovar também", previu o ministro.

A marca de 100 milhões de poupanças digitais abertas comemorada na cerimônia de hoje foi atingida em grande parte pelo pagamento de benefícios sociais durante a pandemia do novo coronavírus, sendo o principal deles o auxílio emergencial, com foco nos trabalhadores informais.

Segundo Guedes, o governo federal criou o maior banco digital do ocidente em poucos meses.

"O Brasil está à frente de muitos países. Enquanto falamos mal do Brasil, a verdade é que [o país] deu uma resposta eficiente, fulminante e tecnológica [à crise econômica causada pela pandemia]", definiu o ministro.

*Com informações da Reuters