IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MPF investiga supostas fraudes em saques do FGTS Emergencial

Inúmeros casos de saques indevidos e cidadãos prejudicados têm sido divulgados nos últimos meses - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Inúmeros casos de saques indevidos e cidadãos prejudicados têm sido divulgados nos últimos meses Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/11/2020 15h32Atualizada em 06/11/2020 15h34

O MPF (Ministério Público Federal) abriu investigação para apurar denúncias de fraudes relacionadas ao saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), autorizado pelo governo federal diante da pandemia de covid-19. Inúmeros casos de saques indevidos e cidadãos prejudicados têm sido divulgados na imprensa nos últimos meses.

O objetivo da apuração é verificar se as medidas adotadas pela Caixa Econômica Federal para resguardar e restituir o patrimônio dos usuários, especialmente no reforço de mecanismos de segurança da informação, são adequadas e suficientes para garantir a proteção do direito dos consumidores.

Para tanto, o MPF pediu ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que informe quais providências estão sendo adotadas pela empresa pública diante das denúncias. O prazo para resposta é de 15 dias.

A investigação do MPF foi instaurada pela procuradora da República Mariane Guimarães, coordenadora do Grupo de Trabalho Consumidor, vinculado à Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF (3CCR).