IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pix

Sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é alternativa a DOC, TED e cartões


Como mudo a chave Pix se trocar número de celular ou cancelar meu e-mail?

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

30/11/2020 04h00

O que acontece se você cadastrar uma chave Pix com seu celular ou email e depois mudar um deles? O usuário do Pix, o novo meio de pagamento criado pelo BC (Banco Central), pode cancelar a chave se deixar de usar um email ou trocar o número do celular. O Pix é uma nova forma de transferir dinheiro instantaneamente, e é uma alternativa grátis ao Doc e à TED.

A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número do RG identifica uma pessoa. Para cadastrar a chave, pode ser usado, por exemplo, o CPF, o número do celular ou um email. O CPF não muda, mas um celular e um email podem ser substituídos.

Nesse caso, é preciso cancelar a chave antiga. Para fazer isso, o usuário deve acessar a opção "Minhas chaves" no aplicativo do banco no celular ou no internet banking, no computador. Ali deve excluir a chave cadastrada originalmente.

Em seguida, o usuário deve fazer o registro da nova chave, seja o novo número de celular ou o endereço de email.

As instituições são obrigadas pelo BC a disponibilizar as funcionalidades de registro, exclusão, alteração, portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix diariamente, das 8h às 20h.