IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clientes relatam problemas no Caixa Tem; falha começou em servidor da IBM

Indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem - Reprodução/Twitter
Indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 18h50

Os clientes que dependem do aplicativo Caixa Tem para movimentar suas poupanças digitais relataram hoje nas redes sociais que o serviço vem apresentando indisponibilidade desde a manhã. A Caixa Econômica Federal confirmou o problema e apontou um servidor da IBM como origem da falha.

Enquanto usuários já enfrentavam uma mensagem de espera virtual no aplicativo, a IBM relatou o problema pela primeira vez pouco antes das 10h. Parte do serviço de armazenamento em nuvem da empresa de tecnologia em São Paulo ficou indisponível.

Segundo a IBM, houve uma falha de resfriamento em um prédio que abriga uma central de dados na capital paulista. A empresa prometeu resolver o problema ainda pela manhã, mas só anunciou uma solução para a falha depois das 18h.

"O problema de resfriamento que afeta o data center da IBM Cloud em São Paulo foi resolvido, a temperatura se estabilizou, a conectividade da rede foi restaurada e as equipes técnicas da IBM estão trabalhando a toda velocidade para restaurar todos os serviços o mais rápido possível", afirmou o perfil da IBM Cloud no Twitter.

A indisponibilidade do Caixa Tem, portanto, ainda deve durar até que os serviços da empresa de tecnologia sejam restabelecidos.

Os usuários do aplicativo, que é utilizado por beneficiários do auxílio emergencial, do FGTS emergencial, do abono do PIS e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), já relataram problemas diversas vezes desde o seu lançamento, em abril.

No início de novembro, o Caixa Tem apresentou o mesmo problema de hoje, exibindo uma mensagem de "sala de espera virtual". A fila de atendimento, porém, nunca andava.

No Twitter, usuários do sistema acumularam relatos de indisponibilidade do sistema e alguns brincaram com a situação, chegando a sugerir a criação de uma "sala de bate papo" no aplicativo, para que as pessoas possam "conversar e reclamar do atendimento como num banco real".

Confira relatos dos usuários do Caixa Tem: