IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Kalil Antonio Nasraui, fundador do Rei do Mate, morre em SP aos 87 anos

Divulgação/Ivana Debertólis
Imagem: Divulgação/Ivana Debertólis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/12/2020 14h31

O fundador da rede Rei do Mate, Kalil Antonio Nasraui, morreu nesta quinta-feira (17) aos 87 anos, em São Paulo. A causa da morte, segundo a assessoria de imprensa, foi falência múltipla de órgãos. Ele deixa deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

Filho de um imigrante sírio e uma brasileira de ascendência italiana, atuou no comércio desde os 15 anos, quando o pai montou uma loja de camisaria para o filho tocar, no bairro do Paraíso, em São Paulo.

Aos 20 anos, abriu uma loja de artigos sazonais na avenida São João. Os clientes vinham principalmente do interior. Na mesma época chegou a ter também um posto de gasolina.

No final da década de 70, comprou uma loja próxima ao cruzamento das avenidas São João e Ipiranga. Em 20 metros quadrados de área, o Rei do Mate oferecia sete variações da receita de chá mate caseiro elaborada por ele, que podiam ser acrescidas com leite, limão, caju e maracujá.

Por mais de uma década, o Rei do Mate manteve apenas lojas próprias, sete no total, todas instaladas na cidade de São Paulo Na década de 90, com a entrada do filho, Antonio Carlos Nasraui, o modelo de negócios passou por uma reestruturação que resultou em seu ingresso no mercado de franquias.

Em novembro, seu filho Antonio Carlos Nasraui concedeu entrevista na série UOL Líderes sobre o mercado de franquias e os impactos da pandemia nos negócios.

O Rei do Mate é a maior rede de casas de mate e a maior rede de café do Brasil. No total são mais de 300 lojas, em 17 Estados.