IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bancos abrem no Ano-Novo? Há rodízio de carro em SP? Veja o que funciona

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

30/12/2020 04h00

As agências bancárias não vão funcionar em 31 de dezembro e em 1º de janeiro, feriado de Ano-Novo. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o último dia de atendimento em 2020 é hoje (30). Depois, o atendimento será retomado apenas na segunda-feira (4).

  • 30/12 - atendimento em horário normal
  • 31/12 e 1º/1 - agências fechadas
  • 2 e 3/1 - agências fechadas, por ser sábado e domingo
  • 4/1 - atendimento em horário normal

Mesmo durante o feriado, funcionam normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como aplicativos em celular, internet banking, caixas eletrônicos e telefone das centrais de atendimento dos bancos.

Contas de água e luz

Quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone) que vencem no feriado poderá pagá-las, sem acréscimo de juros ou multa, no dia 4 (primeiro dia útil após o feriado).

Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados. É possível também agendar o débito das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados no serviço de "sacados eletrônicos" poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Rodízio de carros em São Paulo será suspenso só dia 1º

O rodízio de veículos em São Paulo será mantido no dia 31 de dezembro. Apenas no dia 1º, que é feriado, o rodízio será suspenso, e os carros com placas de final 9 e 0 poderão circular.

Também continuam valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e ônibus e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Diferentemente de outros anos, quando o rodízio era suspenso por toda a semana, a decisão de continuar restringindo o acesso ao chamado Centro Expandido foi tomada por causa do avanço do coronavírus.

Transitar em locais e horários não permitidos pelas leis de trânsito implica em infração de nível médio, com multa no valor de R$ 130,16 e punição de quatro pontos na carteira de motorista.

Zona Azul (estacionamento em ruas de São Paulo)

A Zona Azul, estacionamento rotativo da capital paulista, terá o seguinte esquema:

  • 31/12 - operando normalmente em quase todas as regiões
  • 1º/1 - segue a regra de feriados (alguns lugares podem ter o estacionamento rotativo cobrado; outros não)

Exceção: as áreas de bolsões internos do parque Ibirapuera, e no entorno do parque, que vão ter o cartão Zona Azul digital liberado nos dias 31 e 1º.

Shoppings e comércio de rua

No dia 31, os shoppings abrem, em geral, das 10h às 15h (lojas) e das 11h às 15h (alimentação). A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) não recomendou nenhum horário específico este ano, por causa da pandemia, e deixou que cada estabelecimento escolha seu horário de funcionamento.

Ainda no dia 31, o comércio de rua deve abrir das 8h às 16h na maioria das cidades do estado de São Paulo, segundo as associações comerciais, mas alguns comércios podem fechar mais cedo por decisão dos donos.

O governo de São Paulo decidiu que o estado estará na fase vermelha entre os dias 1º e 3 de janeiro. Assim, shoppings, comércio e galerias ficam proibidos de abrir neste período. Apenas serviços essenciais poderão atender, por delivery ou retirada.

Correios

Nos dias 31/12 e 1º/1, as agências dos Correios estarão fechadas e não haverá entrega de correspondências e encomendas em todo o país. Para os demais dias da semana, o atendimento e as entregas serão realizados normalmente.

As agências que abrem aos sábados vão trabalhar normalmente no dia 2.

Poupatempo e Procon-SP

Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro. O retorno aos atendimentos acontece no horário habitual de cada unidade na segunda-feira (4).

As unidades do Procon não vão abrir nos dias 31 e 1º de janeiro. O atendimento nos postos será retomado na segunda-feira (4).

Agências do INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no estado de São Paulo vão funcionar das 7h às 14h do dia 31 e não abrirão no dia 1º.

Os atendimentos estão sendo agendados por causa da pandemia.

Serviços de saúde municipais de SP

Os hospitais municipais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento vão atender normalmente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h durante as festas de final de ano.

As AMA/UBS Integradas vão funcionar nos dias 31 e 1º, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que normalmente atendem 24h, funcionarão apenas com demandas internas, para pacientes já atendidos. O CAPS AD IV Redenção estará aberto ao público durante o período de fim de ano.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) fecharão nos dias 31 e 1º.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, que normalmente abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também estarão fechadas nos pontos facultativos e feriados.

As AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas abrirão no dia 2 (sábado).

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão para atendimentos de urgências no dia 31, das 7h às 12h.

Na segunda-feira (4), o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações, com atendimento prioritário às urgências e emergências e limitação do acesso a apenas um morador por animal.

Serviços de saúde estaduais de SP

No feriado de Ano Novo, os hospitais estaduais de São Paulo funcionarão normalmente, tanto o pronto-socorro quanto os setores de internação. Os ambulatórios não abrirão.

Os atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) devem ocorrer conforme agendamento. Em caso de dúvida, a orientação é que o usuário consulte a unidade.

A Fundação Pró-Sangue terá um esquema diferente este ano. Todos os postos estarão fechados no dia 1º. No dia 31, não vão abrir as unidades de Osasco, Barueri, Stella Maris (Guarulhos) e Dante Pazzanese. As unidades do Hospital de Clínicas e do Mandaqui vão abrir das 8h às 13h.