IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Estreia de Ser Sonoro: podcast explica relação entre humanos, sons e música

Podcast Ser Sonoro passa a ser distribuído por TAB aos sábados - Arte/UOL
Podcast Ser Sonoro passa a ser distribuído por TAB aos sábados Imagem: Arte/UOL

Do UOL

09/01/2021 04h01

O podcast "Ser Sonoro" estreia em TAB UOL neste sábado (09). Produzido e apresentado pelo pesquisador Fernando Garbini Cespedes, o programa —que passa a ser distribuído por TAB todos os sábados— explora as mais inusitadas cenas musicais do mundo para contar a história da relação entre humanos, os sons ao redor e a música. A primeira temporada tem 12 episódios; confira abaixo o primeiro:

Ser Sonoro --que apareceu em 2020 na lista de destaques do Spotify-- é fruto de uma década de pesquisa acadêmica e baseado na tese de doutorado de Cespedes. No trabalho defendido na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 2019, ele explora essas cenas musicais que vão desde as rodas em torno da fogueira feitas por hominídeos há milhões de anos até as raves e os campeonatos mundiais de air guitar. Os episódios ajudam a entender como nos comunicamos, seja com a fala, com sons ou com música.

Confira aqui uma entrevista com Cespedes sobre a criação do programa.

Para estudar as cenas musicais presentes no podcast, o pesquisador fez viagens de campo, onde acompanhou rituais entre os Pataxó do Parque Nacional do Monte Pascoal (BA), encontros de música criada por inteligência artificial no Vale do Silício (EUA) e festivais de música do século 16 na Suíça.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Ser Sonoro, distribuído por TAB, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music, entre outras.