IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Deputado diz que PSB convocará Guedes para explicar fechamento de agências

Banco do Brasil: agência do Banco do Brasil - Google Maps
Banco do Brasil: agência do Banco do Brasil Imagem: Google Maps

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 19h31

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) disse na tarde de hoje que o seu partido irá pedir a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para esclarecer o fechamento de 112 agências do Banco do Brasil.

"Nós, do PSB, vamos convocar Guedes para que preste esclarecimentos sobre o plano de fechar 112 agências do Banco do Brasil e demitir cinco mil pessoas. Acompanharemos de perto, prontos p/ combater mais essa crueldade do governo Bolsonaro", escreveu Molon, em suas redes sociais.

O Banco do Brasil (BB) informou hoje ao mercado que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).

"A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais", fala o comunicado do BB. A economia líquida anual estimada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

"A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento", diz o banco, complementando que o número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro.