IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa Tem: Cadastro de "Cliente Top" não tem a ver com auxílio emergencial

Carla Araújo e Filipe Andretta

Do UOL, em Brasília e São Paulo

10/03/2021 18h33

Quem abriu nos últimos dias o aplicativo Caixa Tem, usado pela Caixa no ano passado para pagar o auxílio emergencial, se deparou com a opção de se tornar um "Cliente Top". Em aplicativos de mensagens e redes sociais, usuários questionaram se o botão tem a ver com o pagamento do novo auxílio, que ainda não começou.

O UOL apurou, porém, que o "Cliente Top" não tem relação com o auxílio. Trata-se de cadastro para uma conta especial da Caixa, mas o banco ainda não deu detalhes dos serviços oferecidos, nem informou se cobrará taxas para quem utilizá-los. Durante a tarde desta quarta-feira (10), botão "Cliente Top" deixou de ser exibido.

Detalhes do novo auxílio emergencial ainda não estão definidos. Após ele ser aprovado pelo Congresso Nacional, ainda depende de uma série de passos para de fato chegar aos trabalhadores. O principal é o governo publicar uma Medida Provisória com as regras do programa, como o valor do benefício, quando será pago, como e quais os critérios para receber.

"Cliente Top"

Cliente TOP Caixa Tem 2 - Reprodução/Caixa Tem - Reprodução/Caixa Tem
Opção "Cliente TOP" estava disponível até esta quarta (10), mas saiu do ar
Imagem: Reprodução/Caixa Tem

O Caixa Tem é usado para movimentar as poupanças digitais gratuitas criadas por lei para o pagamento de benefícios sociais. Por meio do app, milhões de brasileiros receberam o auxílio emergencial, o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido) e o abono salarial do PIS/Pasep. Desde novembro, beneficiários do Bolsa Família também recebem o depósito na poupança digital.

Mensagens exibidas pelo Caixa Tem indicam que a ideia do "Cliente Top" é disponibilizar empréstimos e outros serviços ao usuário do Caixa Tem. Executivos da Caixa já afirmaram que existe o plano de expandir a atuação digital da Caixa, oferecendo novos produtos por meio de contas digitais.

Empréstimos e limites maiores para movimentação

Cliente TOP Caixa Tem - Reprodução/Caixa Tem - Reprodução/Caixa Tem
Imagem: Reprodução/Caixa Tem

O app afirma que o "Cliente Top" pode usar a conta sem se preocupar em ser bloqueado por movimentação".

A poupança aberta automaticamente no Caixa Tem para beneficiários de programas do governo é simplificada e tem limite de saldo e movimentação mensal de R$ 5.000. O aplicativo não tem cartão físico —apenas um cartão digital que funciona para pagamentos no débito.

Atualmente, o cliente pode optar pela conversão da poupança social em poupança digital comum, sem limite de movimentação e saldo. Para isso, é necessário comparecer a uma agência Caixa.

O UOL também apurou que "Cliente Top" é um nome comercial que ainda pode mudar. O site da Caixa não traz nenhuma referência ao produto, apesar de ter sido divulgado com destaque no Caixa Tem.

Nas redes sociais, usuários relatam que não conseguiram finalizar o cadastro. Em teste realizado pelo UOL na manhã desta quarta-feira (10), quando a função ainda estava disponível, o aplicativo apresentou erro e o cadastro não foi concluído.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.