IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Prévia do PIB' tem alta de 1,04% em janeiro, diz BC

Na comparação com janeiro de 2020, o IBC-Br registrou queda de 0,46% - Getty Images
Na comparação com janeiro de 2020, o IBC-Br registrou queda de 0,46% Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 09h12Atualizada em 16/03/2021 09h03

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), subiu 1,04% em janeiro na comparação com o mês anterior, de acordo com dado dessazonalizado divulgado pelo BC (Banco Central) hoje. Em dezembro, o avanço havia sido de 0,71% (dado revisado).

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de avanço de 0,40%. Foi o nono mês consecutivo de alta.

A variação do índice em janeiro é a maior desde setembro de 2020, quando havia subido 1,83%.

Na comparação com janeiro de 2020, o IBC-Br registrou queda de 0,46% e, no acumulado em 12 meses, teve recuo de 4,04%, segundo números observados.

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, apesar de percebidos em fevereiro de 2020, se intensificaram em todo o mundo a partir de março do ano passado. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica. Os efeitos negativos foram percebidos principalmente em março e abril. Nos últimos meses, porém, o IBC-Br demonstrou reação.

De dezembro para janeiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 138,86 pontos para 140,30 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde maio de 2015 (141,05 pontos).

O índice registrou alta de 2,77% no acumulado do trimestre encerrado em janeiro de 2021, na comparação com os três meses anteriores (agosto a outubro), pela série ajustada sazonalmente. O IBC-Br acumulou alta de 0,19% no trimestre até janeiro de 2021 ante o mesmo período entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, pela série sem ajustes sazonais.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

* Com Reuters e Estadão Conteúdo