IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não é obrigatório atualizar o Caixa Tem para receber auxílio emergencial

Filipe Andretta

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 15h51

Não é obrigatório atualizar dados pessoais no aplicativo Caixa Tem para receber o auxílio emergencial 2021 ou qualquer outro benefício social do governo federal. Segundo o banco, o procedimento é opcional e "possibilita que a Caixa oferte mais vantagens e segurança aos clientes". A Caixa garante que ninguém ficará sem seu benefício se não tiver atualizado o aplicativo.

A atualização cadastral está em andamento desde 14 de março, conforme o mês de nascimento dos clientes. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando poderá atualizar os dados quem nasceu em dezembro (veja o cronograma completo mais abaixo). Tudo é feito pelo celular.

Atualização pede renda, patrimônio e fotos

Cliente TOP Caixa Tem - Reprodução/Caixa Tem - Reprodução/Caixa Tem
Imagem: Reprodução/Caixa Tem

Na prática, a atualização faz o usuário aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de "Cliente Top". O usuário é obrigado a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização.

A Caixa ainda não divulgou quais serão os serviços oferecidos ao "Cliente Top" —o site do banco sequer menciona essa modalidade. Mas o UOL apurou que o foco será em microcrédito e seguros voltados ao público de baixa renda.

Na atualização, após declarar que concorda com os termos de adesão e assinalar a opção "Quero ser um Cliente Top", o usuário precisa informar dados geralmente solicitados por bancos para oferecer linhas de crédito, como:

  • Nacionalidade
  • Endereço
  • Se trabalha e se tem carteira assinada
  • Renda mensal
  • Profissão
  • Patrimônio

Depois de confirmar os dados, o cliente precisa ainda enviar duas fotos. A primeira é de um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda, uma "selfie" (foto do próprio rosto) em que a pessoa esteja ao lado do documento da foto anterior.

Veja o calendário completo de atualização

107 milhões de poupanças no Caixa Tem

A Caixa afirma que foram abertas 107 milhões de poupanças digitais no aplicativo Caixa Tem.

Além de ter sido usado para o auxílio emergencial, o app serviu para outros pagamentos do governo: o BEm (Benefício Emergencial, pago a quem teve o salário reduzido), o abono salarial do PIS, o Bolsa Família e o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ele também é usado para movimentar as poupanças digitais gratuitas criadas por lei para o pagamento de benefícios sociais. Desde novembro, beneficiários do Bolsa Família também recebem o depósito na poupança digital.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.