IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro indica 13º a aposentados na semana que vem com Orçamento aprovado

Presidente disse que pagamento começará em poucos dias caso Congresso aprove Orçamento de 2021 - Ueslei Marcelino/Reuters
Presidente disse que pagamento começará em poucos dias caso Congresso aprove Orçamento de 2021 Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 17h36

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o governo trabalha com a expectativa de pagar a primeira parcela da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) já na semana que vem. O pagamento está condicionado à aprovação do Orçamento da União para 2021, que está sendo votado hoje no Congresso.

A antecipação da primeira parcela do 13º foi comentada hoje também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O titular da pasta confirmou que esperava apenas a aprovação do Orçamento, mas não deu uma data certa para o início do pagamento.

Bolsonaro indicou a antecipação na semana que vem ao participar de um evento da Caixa Econômica Federal no Palácio do Planalto, em Brasília.

"Caso o orçamento seja aprovado hoje, poderemos na próxima semana antecipar a primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas do INSS. Isso equivale a aproximadamente R$ 50 bilhões", afirmou.

O recurso já foi utilizado pelo governo federal no ano passado como forma de ajudar, principalmente, os idosos durante a pandemia. O 13º, que normalmente é pago em agosto e novembro, foi pago integralmente no primeiro semestre, em duas parcelas.

Para este ano, é esperado que o Ministério da Economia faça o mesmo, com 50% do abono sendo pago a partir da semana que vem e durante abril. A segunda parcela deve ficar para maio e junho, em calendário ainda a ser definido pelo governo.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.