IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Agências do INSS ficam fechadas durante 'superferiado' no RJ e São Paulo

Agências do Estado do Rio e da cidade de São Paulo vão ficar fechadas nesta semana - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Agências do Estado do Rio e da cidade de São Paulo vão ficar fechadas nesta semana Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Colaboração para o UOL, no Rio

29/03/2021 09h40Atualizada em 29/03/2021 09h49

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do Estado do Rio e da cidade São Paulo vão ficar fechadas nesta semana por causa do "superferiado" de 10 dias decretados nas duas regiões. Da última sexta-feira (26) até o próximo domingo (4 de abril), a população fluminense e paulistana estão sob recesso para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o INSS, as agências foram fechadas por causa dos decretos nas duas regiões que estabelecem medidas restritivas de isolamento social.

O instituto disse que está entrando em contato com quem tinha algum serviço agendado para esses dias. Quem não for procurado, deve ligar para o telefone 135 para remarcar o atendimento.

Na cidade de São Paulo, o Decreto Municipal nº 60.131/2021 antecipou cinco feriados: Corpus Christi e Consciência Negra de 2021 e aniversário da cidade, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022.

Já no Estado do Rio, a Lei Estadual nº 9224, de 24 de março de 2021, criou três feriados estaduais, nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril, além de antecipar os feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) para os dias 29 e 30 de março, respectivamente.

Canais remotos

O INSS avisa ainda que quase todos os serviços do instituto podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta o cidadão sobre os serviços disponíveis e uso do Meu INSS.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.