IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Superou as expectativas', diz ministro sobre leilão de aeroportos

Tarcisio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura classificou como "extremamente positivo" o resultado - Marcos Corrêa/PR
Tarcisio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura classificou como "extremamente positivo" o resultado Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

07/04/2021 13h38

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, classificou como "extremamente positivo" o resultado do leilão de 22 aeroportos, realizado nesta manhã. O governo federal arrecadou R$ 3,302 bilhões — o valor total ficou 1.673% acima do mínimo esperado, de R$ 186,2 milhões.

"O resultado foi extremamente positivo, acho que superou inclusive as expectativas. Foi uma ousadia do governo do presidente Bolsonaro lançar um leilão num momento tão crítico, mas era necessário andar rápido para capturar esse excesso de liquidez que existe no mundo e se antecipar na busca desses investimentos que vão ser tão necessários", disse ele à Globonews.

Com a venda, os terminais, distribuídos em 12 estados brasileiros, passam a ser comandados pela iniciativa privada pelo prazo de 30 anos.

Na avaliação do ministro, o resultado é ainda uma "demonstração inequívoca de confiança no Brasil".

Os aeroportos leiloados estão em cidades conhecidas e capitais, como de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

O leilão foi organizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundo a Anac, todos os aeroportos no leilão respondiam juntos por cerca de 11% do total do tráfego de passageiros do país (24 milhões de passageiros por ano), antes da pandemia.