IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia do PIB' sobe 1,7% em fevereiro; em 12 meses, acumula queda de 4%

IBC-Br registrou alta em fevereiro, segundo dados do Banco Central - Getty Images
IBC-Br registrou alta em fevereiro, segundo dados do Banco Central Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

19/04/2021 09h11Atualizada em 19/04/2021 10h52

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 1,7% em fevereiro na comparação com o mês anterior, informou hoje o Banco Central. Em janeiro, o avanço havia sido de 1,04%.

Na comparação com fevereiro de 2020, o IBC-Br subiu 0,98%, mas ainda acumula queda de 4,02% nos últimos 12 meses, segundo números observados.

Esse é o décimo mês seguido de alta, após fortes quedas na atividade econômica causadas pela pandemia do coronavírus. Considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2021, o indicador acumula avanço de 0,23%.

De janeiro para fevereiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 140,85 pontos para 143,24 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde março de 2015 (143,89 pontos).

Mais cedo, o BC divulgou o Boletim Focus, que traz expectativas do mercado financeiro sobre diversos indicadores econômicos. Em relação ao PIB, os economistas preveem uma alta de 3,04% em 2021.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(*Com informações do Estadão Conteúdo)