Topo

Live de Gusttavo Lima divulga negócio de criptomoedas com cara de pirâmide

Gusttavo Lima em live com patrocínio da CryptoX Revolution, em 1º de maio de 2021 Imagem: Reprodução

João José Oliveira

Do UOL, em São Paulo

02/05/2021 18h39Atualizada em 05/05/2021 12h19

Resumo da notícia

  • Entre 12 patrocinadores, uma empresa de criptomoedas oferece ganhos de até 5% ao dia
  • Plataforma online em Inglês diz ter sede em Andorra, mas não apresenta contatos para clientes no Brasil
  • Negócios com criptomoedas não são regulados no Brasil e por isso exigem do aplicador cuidado redobrado, dizem especialistas

O cantor Gusttavo Lima realizou uma nova live nesse sábado (1º de maio) que já somava 9 milhões de visualizações no Youtube até este domingo. A apresentação com quase cinco horas começou com palavras de um padre, teve aglomeração de pessoas, gafes do artista na hora de elogiar o lugar do evento e até xingamentos dirigidos pelo cantor à banda. Mas entre alguns investidores de mercado o que chamou atenção mesmo foi uma empresa na lista das patrocinadoras do evento - um site de aplicações em criptomoedas, com promessa de lucros de até 5% ao dia.

Uma das 12 patrocinadoras da live O Embaixador do Agronegócio, a CryptoX Revolution revezou a exibição de sua marca com a das outras empresas -em momentos com a logo e em momento com um QR Code. Quem acessava o endereço eletrônico encontrava uma página em Inglês, com os planos de investimentos.

No site em Inglês, a CryptoX Revolution diz que tem sede em Andorra e negócios na Índia, China, Ucrânia, Irã e Rússia, mas não apresenta os controladores ou responsáveis pelas operações. A única forma de contato dada é por meio do próprio site, via preenchimento de mensagens após a inclusão dos dados do interessado.

Em pesquisa na plataforma Whois - que levanta propriedades de endereços na internet - não há o registro da CryptoXrevolution.com. Existe o domínio brasileiro cryptoxrevolution.com.br, mas que foi criado em dia 5 de março de 2021, por Claudia Maria Lopes, de e-mail investidorclaudia@gmail.com.

Diferentemente de corretoras especializadas, como Mercado Bitcoin, que oferecem ao investidor dados das cotações e intermediação para operações de compra e venda de criptomoedas como Bitcoins, Etherium e outras, o site CryptoX Revolution apresenta apenas planos de adesão.

O interessado deve então investir para entrar em um desses planos, com aportes de US$ 15 a US$ 2.500, para embolsar então ganhos de 200% a 400% por ciclo de aplicação. Mas os prazos desses ciclos não são informados. A promessa é de lucros de 0,5% a 5% ao dia. Para comparar, no Brasil, a taxa básica de juros está em 2,75% ao ano. Ao ano, e não ao dia.

Esquema de pirâmide

Segundo profissionais que atuam no mercado de criptomoedas, os planos apresentados pela CryptoX têm semelhanças com esquemas de pirâmides financeiras, um tipo de negócio caracterizado como crime financeiro.

Nesse tipo de fraude, os investidores são remunerados pelo capital que vai entrando de outros investidores que vão ingressando na sequência. Quem entra antes e no começo da pirâmide - incluindo os próprios criadores de casa esquema - consegue sair no lucro porque saca o dinheiro antes de o esquema ruir.

Mas muitos que ficam para o fim do ciclo acabam no prejuízo, porque quando tentam resgatar o dinheiro descobrem que não há o suficiente para bancar os resgates.

Planos de remuneração da CryptoX Revolution plataforma de investimento em criptomoedas Imagem: Reprodução

O próprio desenho apresentado no site chama atenção pela semelhança com esquemas de pirâmide.

Segundo especialistas, esses são alguns sinais que um investidor deve checar para ver se uma aplicação é na verdade um golpe ou fraude:

  • Propostas que surgem em redes sociais e têm vínculo com empresas financeiras sem registros regulares em órgãos reguladores, como Banco Central ou CVM (Comissão de Valores Mobiliários), nem mesmo em cartórios brasileiros;
  • Promessas de ganhos muito elevados em relação às taxas de juros do país;
  • Prêmios a clientes que conseguem atrair mais adesões de outros clientes.

Veja nessa matéria especial do UOL o que dizem os especialistas sobre esses riscos.

Como investir em criptomoedas com segurança

Segundo profissionais de mercado, é possível investir em criptomoedas com segurança. Para isso, é fundamental seguir algumas recomendações:

  • Usar uma corretora registrada no Brasil;
  • Checar o histórico dessas empresas nos órgãos reguladores;
  • Considerar os riscos de ter perdas - não há aplicação em criptomoedas com garantia de ganho sempre.

Veja nessa matéria o que o aplicador pode fazer para aplicar em Bitcoins, por exemplo, com segurança.

Empresa lançou vídeo e patrocina time de futebol

A empresa organizadora da live com Gusttavo Lima, a Sandrinn Management & Shows, disse que toda a documentação do patrocinador CryptoX foi apresentada e que a relação comercial com a empresa está regular.

Por meio da Sandrinn Management & Shows, o UOL obteve o contato de quem seria o responsável pela CryptoX Revolution na intermediação da contratação do patrocínio da empresa na live O Embaixador do Agronegócio.

O contato da CryptoX, que se apresentou como Neto, respondeu ao primeiro contato do UOL, por telefone, prometendo retornar posteriormente - o que não aconteceu até a publicação dessa nota, após duas horas de espera. A dona do registro do site no Brasil também não respondeu às perguntas que foram enviadas por e-mail.

A CryptoX aparece em um vídeo recente, em português no Youtube, postado em 31 de março último. No material, de 9 minutos, um narrador - que se apresenta como Eduardo Souza, mas que não tem sua imagem revelada em nenhum momento - afirma que a CryptoX é "uma oportunidade apresentada por Wesley Cowboy, que mora nos Estados Unidos".

O texto, traduzido, e as imagens são exatamente iguais ao conteúdo do site em Inglês.

Procurada para falar sobre esse patrocínio, a assessoria do cantor Gusttavo Lima não respondeu.

Patrocínio no futebol

A CryptoX também aparece em outra pesquisa recente na Internet, depois de assinar contrato de patrocínio com CSA, um dos principais clubes de futebol de Alagoas.

Procurado, o CSA disse que "a empresa CryptoX veio através de um captador de patrocínios de Pernambuco, o qual já captou outros patrocinadores para o nosso clube". Segundo o gerente de negócio do time alagoano, Ricardo Lima, a CryptoX apresentou as documentações necessárias para fechamento do contrato.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Live de Gusttavo Lima divulga negócio de criptomoedas com cara de pirâmide - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia