IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kupfer: medidas tomadas para mitigar alta dos alimentos foram insuficientes

Do UOL, em São Paulo

24/05/2021 19h18

José Paulo Kupfer, colunista do UOL, analisou hoje a alta no preço dos alimentos no Brasil. Para ele, as medidas que foram adotadas pelo governo federal na tentativa de mitigar os efeitos dessa alta foram "insuficientes".

"A solução desse problema não é muito fácil, mas algumas medidas para mitigar esse problema poderiam ter sido tomadas. E as que foram tomadas foram insuficientes", afirmou o colunista ao UOL News.

Kupfer apontou que a questão dos preços é "um problema que agrava a situação já criada e mantida pela pandemia", uma vez que desde o início da crise sanitária, muitas pessoas perderam poder aquisitivo e têm passado dificuldades para garantir a alimentação.

Entre as possíveis soluções, o colunista lembrou de exemplos de outros países exportadores de alimentos, como o Vietnã, que limitou a exportação de arroz a fim de criar estoques reguladores no país e controlar a pressão dos preços.

No Brasil, com a alta do dólar e da demanda, principalmente por parte da China, os produtores preferiram exportar, o que contribuiu para o aumento do custo para o consumidor local, explicou o colunista.

A análise se deu após a divulgação de um manifesto divulgado por indústrias de carne e frango no qual alertam para uma alta ainda maior de preços e pedem apoio do governo.