IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Josias: Bolsonaro evitou que crescimento do PIB fosse maior

Colunista Josias de Souza diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) impediu crescimento maior do PIB - Reprodução
Colunista Josias de Souza diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) impediu crescimento maior do PIB Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 09h54Atualizada em 02/06/2021 09h54

O colunista do UOL Josias de Souza afirmou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evitou que o desempenho da economia brasileira fosse melhor. Dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021.

"Bolsonaro festeja um crescimento que não pertence a ele. Ele é um estorvo que evitou que o Brasil tivesse um desempenho melhor porque retardou a aquisição de vacinas", disse Josias ao UOL News.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

Josias também disse que a notícia do crescimento da economia é um "alento". Segundo ele, a expectativa era de uma alta mais modesta, em torno de 0,8%. "Mal comparando, é como se o país estivesse entubado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e recebesse a notícia de que pode começar a pensar em respirar sem aparelhos e que, se o organismo continuar reagindo adequadamente, pode passar da UTI para enfermaria até o final do ano".

O colunista ressaltou, entretanto, que o nível de emprego não acompanhou a alta do PIB. "O crescimento chega aos brasileiros de maneira muito desigual, melhorou um pouco o emprego formal com carteira assinada, mas a ocupação informal, onde estão brasileiros em maior quantidade, ainda não foi reativada".

"Os setores que oferecem empregos aos brasileiros mais humildes, caso do setor de serviços e de construção civil, não se recuperaram com o agronegócio. Foi bem mais tímido."