IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Seguradora vai usar moto aquática para resgatar clientes em enchentes

Serviço começou com uma moto aquática em São Paulo; ideia é expandir para outras regiões - Divulgação/Porto Seguro
Serviço começou com uma moto aquática em São Paulo; ideia é expandir para outras regiões Imagem: Divulgação/Porto Seguro

Giulia Fontes

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 04h00

A Porto Seguro comprou uma moto aquática para resgatar pessoas que ficam presas em carros ou casas durante enchentes. Por enquanto, o serviço está funcionando apenas na cidade de São Paulo. De acordo com a seguradora, todos os clientes terão o serviço incluído nos planos, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Marcelo Sebastião, diretor do Porto Socorro e Vistoria Prévia da Porto Seguro, afirma que a ideia é expandir o serviço, batizado de "Jet da Porto", para outros grandes centros, como Rio de Janeiro e Salvador. Ainda não há uma data certa para que isso aconteça.

Começamos em São Paulo porque temos uma quantidade maior de chuvas e uma concentração de alagamentos. A nossa ideia é ter mais unidades espalhadas pelas regiões do país, além de mais uma na capital paulista.
Marcelo Sebastião

Treinamento com surfista de ondas gigantes

Nessa primeira etapa, três prestadores da seguradora foram treinados para operar a moto aquática. Eles tiveram de tirar a habilitação para motonauta e fazer cursos de bombeiro civil e salvamento.

Além disso, a Porto Seguro ofereceu um treinamento com o surfista Carlos Burle, campeão mundial de surfe em ondas gigantes. Em 2013, Burle resgatou a também surfista Maya Gabeira depois que ela caiu em uma onda gigante, em Nazaré (Portugal).

No começo do mês, Maya deu uma entrevista afirmando que havia sido pressionada por Burle, que à época era seu mentor, a surfar a onda em que caiu. O surfista respondeu que as declarações "fazem parte do processo de cura" de Maya.

Andar de moto aquática é fácil mas, quando você está na água, fazer um salvamento tem riscos. A moto pode desligar, por exemplo. Há alguns detalhes técnicos e ele nos ajudou a deixar os prestadores bem preparados.
Marcelo Sebastião

Quem vai poder usar o serviço

A Porto Seguro afirma que o resgate com moto aquática vai estar disponível para todos os clientes de São Paulo em caso de enchente, sem que haja cobranças adicionais. Quem não é segurado também receberá ajuda.

A nossa ideia é servir a todos que estiverem em uma situação crítica no local em que o nosso prestador estiver, sendo cliente ou não. Atenderemos todos que pudermos naquele momento.
Marcelo Sebastião

Enchentes afetam milhares

As enchentes são problemas frequentes em várias cidades do país. No começo de 2021, as chuvas intensas atingiram cidades do litoral norte de São Paulo, deixando famílias ilhadas. No Acre, as cheias de rios deixaram cidades em estado de calamidade pública. No Amazonas, o Rio Negro atingiu sua maior cheia da história, atingindo milhares de pessoas.