IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chefe do comitê que investigou o apagão de 2001 é entrevistado nesta 4ª

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 18h42

Nesta quarta-feira (23), às 10 horas, o UOL Entrevista conversa ao vivo com Jerson Kelman, engenheiro, hidrólogo e chefe do comitê que investigou o racionamento de energia em 2001, para falar sobre a crise hídrica atual e os riscos de racionamento e apagões de energia neste ano. A live será transmitida ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter.

Conduzida pela apresentador Diego Sarza, a entrevista terá a participação da editora do UOL Economia, Mariana Bomfim, e do colunista José Paulo Kupfer.

Quais são os riscos de que ocorram apagões ou racionamentos e o que precisa ser feito para evitá-los são os principais temas da entrevista.

Também serão abordadas questões relacionadas à privatização da Eletrobras, depois da aprovação pelo Congresso, na segunda-feira (21), da Medida Provisória que permite a venda da estatal ao setor privado. As contas de luz ficarão mais caras ou mais baratas com a privatização?

Ex-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas) e ex-diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Kelman foi também presidente da força-tarefa, nomeada pelo presidente Fernando Henrique, para investigar as razões e explicar o racionamento de 2001.

Naquela ocasião, a restrição da oferta de energia obrigou todos os consumidores, inclusive residenciais, a reduzir compulsoriamente o consumo em todas as regiões, exceto na região Sul, sob pena de aumento na tarifa e corte temporário de energia, entre maio de 2001 e fevereiro de 2002.