IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kataguiri e Elias Vaz dizem que vão fazer pedido de impeachment de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, na Cerimônia 100 milhões de Poupanças Digitais - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, na Cerimônia 100 milhões de Poupanças Digitais Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

30/06/2021 17h53Atualizada em 01/07/2021 18h00

Os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Elias Vaz (PSB-GO) informaram hoje que vão dar entrada em um pedido de impeachment contra o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O pedido é motivado pela ausência de Guedes à reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFC), para a qual ele foi convocado a participar, virtualmente, na manhã desta quarta-feira (30).

O ministro, no entanto, justificou que não poderia comparecer à audiência pública porque, no mesmo horário, haveria o julgamento das contas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo a Agência Câmara.

Guedes foi convocado à CFFC para explicar divergências em dados da Previdência apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Kataguiri e Vaz eram os subscritores do requerimento de convocação.

"A lei do impeachment é clara em relação ao não comparecimento de ministros quando convocados pela Câmara", diz Kataguiri, em nota.

Essa foi a segunda reunião marcada pelos deputados que o ministro da Economia não comparece. Na primeira, a comissão havia aprovado um convite para 4 de maio, porém, como Guedes não foi, a comissão transformou em convocação para hoje, sob pena de crime de responsabilidade.

A CFFC remarcou a audiência pública para o dia 7 de julho, às 9 horas.

Em nota enviada ao UOL, o Ministério da Economia informou que Guedes encaminhou, no dia 29 de junho, um ofício à CFFC indicando que não poderia participar da audiência pública pois fora convidado, assim como outros ministros, para acompanhar a sessão virtual de julgamento de contas de 2020 do governo realizada pelo TCU.

"No mesmo ofício, o ministro também se colocou à disposição para comparecer à Comissão no dia 7 de julho de 2021. Cabe esclarecer, ainda, que não se configura crime de responsabilidade a ausência adequadamente justificada", diz o Ministério.

O pedido de impeachment seguirá para o STF (Supremo Tribunal Federal), que deverá analisar e decidir sobre o prosseguimento do processo.